Antes de escrever qualquer coisa:
- não me considero um puta ator
- não tenho nada contra ninguém
- não consigo ficar calado diante disso.
Recentemente consegui um bom trabalho, tô como assistente de produção de elenco de um longa metragem, e durante os testes de elenco percebi coisas que me deixam um pouco triste diante da "cena".
Dando o mérito aos bons, que houveram em bom número, os ruins são de cortar o coração. Claro que servem pra umas boas risadas e centenas de posteriores piadas internas, mas é preocupante ver como uma chance dessas é desperdiçada por aqueles que dizem "amar a arte".
Estou em débito comigo mesmo, nunca mais atuei, estudei atuação ou corri atrás de cursos/oficinas/umatuiadecoisa* (isso me deixa mal, pode acreditar). Mas quando enxergo uma chance, tento me preparar pra ela, e acho que sei medir o que é favorável ou não pra o julgamento que farão de mim.
Na verdade acho que falta um pouco de bom senso naqueles que se dispõem a fazer um teste. Falta um pouco menos "rei na barriga", "nariz empinado", "afetação", e falta, principalmente, muita auto-análise.
Acho que o maior problema que enfrentamos hoje, são as pessoas que acham que já aprenderam tudo e que se sentem os reis/rainhas da interpretação. Vejo aos lotes o que chamo de "mal do grande ator". O que é isso? Simples: pessoas que viram e apreenderam certos tons e formas de "dizer um texto/mover seu corpo" e acham que fazendo isso estão interpretando.
Partir de dentro é preciso, é a única coisa que tenho certeza. Não adianta fazer algo pra dizer por dentro "vejam como sou um grande ator, olhem como mexo meu corpo, ouçam a força da minha voz", se você não sente.
E isso não digo motivado só pelo teste de eleco que produzimos recentemente, digo através de experiências que tive desde que começei a trabalhar no meio.
Aos amigos atores, e que serve para todos os outros profissionais de todas as áreas, deixo um conselho, além de dizer "façam com amor":
falta partir de dentro.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
isso serve para atores e profissionais de qualquer área. corretíssimo
ResponderEliminar